Abdominoplastia

HomeAbdominoplastia
Abdominoplastia2

Indicação

A abdominoplastia é a cirurgia plástica para retirar o excesso de gordura e de flacidez do abdômen. Ela é especialmente indicada para quem perdeu muito peso ficando com a região da barriga muito flácida.

Abdominoplastia masculina

A abdominoplastia masculina é feita da mesma forma que a feminina, mas a cicatriz fica mais reta, bem próxima dos pêlos pubianos o que a deixa bastante discreta. O tempo de recuperação é o mesmo.

Técnica

A abdominoplastia é feita realizado um corte em forma de semi círculo logo acima dos pelos púbicos de tamanho suficiente para permitir o levantamento da pele para fazer a retirada da gordura. A seguir os músculos reto abdominais são costurados para formar uma espécie de cinta abdominal interna e então estica-se a pele do abdômen superior até a cicatriz costurando-a, e a seguir e acerta-se a posição do umbigo, finalizando a cirurgia.

A cirurgia leva em média 3 a 4 horas, sob anestesia peridural, e requer um dia de internação hospitalar.

Abdominoplastia e gravidez

Fazer uma abdominoplastia não impede a gravidez, mas neste caso a cirurgia perderia seu efeito e a mulher estaria mais suscetível ao aparecimento de estrias devido ao esticamento exagerado da pele, por isso recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.

Resultado

A recuperação da abdominoplastia é relativamente fácil, mas requer alguns cuidados. Após a cirurgia é comum o abdômen perder um pouco da sensibilidade e estar inchado sendo preciso usar uma cinta modeladora durante 30 dias. Usar a cinta é também importante para evitar a formação do seroma.

Durante o período de recuperação da cirurgia plástica não se pode realizar esforços e recomenda-se ficar um pouco curvado para frente para evitar esticar muito a região abdominal. O resultado final poderá ser visto após 45 dias.

Em alguns casos, para um melhor resultado pode ser realizada também uma lipoaspiração para fazer a retirada da gordura localizada nos flancos, na parte lateral do abdômen e na parte das costas.

A cicatriz é discreta e pode ser coberta pelo biquíni.