Nessa época de praias e piscinas as pessoas costumam caprichar no visual e a depilação torna-se mais frequente. Veja algumas questões recorrentes e tire algumas dúvidas sobre essa prática que já é comum entre homens e mulheres desde a antiguidade.

1 – Hidratante com álcool depois da depilação irrita a pele? – Sim. O creme pode provocar vermelhidão e foliculite. O hidratante só deve ser usado no dia seguinte após a depilação, seja ela com lâmina, cera, creme depilatório ou laser.

2 – Quando se faz tratamento com ácido deve-se evitar a depilação facial? Sim. Tratamentos com ácidos sensibilizam a pele, sendo ideal ficar 10 dias sem usar o ácido antes da depilação do rosto. Se for inevitável, a depilação facial ou do buço deve ser feita com muito cuidado, para evitar irritações.

3 – A depilação sempre causa pelos encravados? – Nem sempre. Se esfoliarmos a pele até 48 horas antes da depilação vamos evitar, com certeza, os pelos encravados.

4 – Pode-se usar maquiagem após depilar o rosto? – Recomenda-se um intervalo de 24 horas após a remoção dos pelos para se usar maquiagens. A maquiagem sobre os folículos pilosos recém depilados pode provocar sua infecção e se propagar pela pele.

5 – Pode-se tomar sol após ter se depilado? – O ideal é ficar 24 horas sem expor a pele depilada ao sol e usar o filtro solar.

6 – Depilação engrossa os pelos? – Trata-se de um mito. A depilação, mesmo feita com lâminas, pode até causar uma sensação de aspereza, mas não causa alterações na espessura dos pelos.

7 – A depilação pode causar flacidez? – Não. A depilação não tem nada a ver com a flacidez da pele. Nem a depilação das sobrancelhas, do rosto ou o buço causam qualquer tipo de flacidez.

8 – Pode-se fazer depilação a laser em pessoas tatuadas? – Não. O laser irá tratar o pigmento da tinta da tatuagem como se fosse o pelo e queimá-lo. Isso poderá remover a cor, prejudicando a tatuagem, e também causar feridas.

9 – Depilação pode manchar a pele? Sim, podem ocorrer eventuais alterações na coloração cutânea causadas pela depilação. É recomendável seguir as orientações das embalagens dos produtos usados para depilação e procurar profissionais qualificados nos diferentes procedimentos.

10 – A depilação dói mais no período pré-menstrual? – A famosa TPM e o próprio período da menstruação aumentam a sensibilidade da mulher, causando a sensação de mais dor durante o processo depilatório, principalmente quando feitos com cera e laser.