No inverno, nosso organismo usa mais calorias para se manter aquecido, por isso sentimos mais fome nessa época. Em média, precisamos de 300 calorias a mais por dia, então não fique com peso na consciência, pois essa fome extra que você está sentindo é natural do frio. É só não exagerar que não vai causar nenhum problema.

Quanto às recomendações de qualidade, mantenha a atenção nas dicas de sempre. Não exagere em doces e nem em alimentos gordurosos. Não abuse do sal. Prefira alimentos ricos em fibra. Não deixe de comer verduras e legumes.

Falando em estação do ano, vale lembrar que o corpo humano funciona em sincronia com a natureza. A Terra oferece o que tem de melhor nas épocas naturais de colheita de cada alimento. Suas propriedades nutricionais e de proporcionar vitalidade ao organismo são maiores na época da safra.

A temperatura baixa do inverno fragiliza alguns sistemas como rins, bexiga, ossos e dentes. O consumo dos alimentos típicos da estação oferecem elementos capazes de fortalecer esses sistemas.

Confira a relação de alguns alimentos que tem seus benefícios otimizados no inverno.

MORANGO:

morango

Rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos, além de ter baixo teor de Calorias;

LARANJA LIMA:

laranja-lima

Rica em vitamina C e antioxidantes, tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda no controle do colesterol, regula o intestino e melhora o sistema circulatório;

PÊRA:

Pêra

Rica em fibras, é indicada pra quem quer emagrecer, porque ajuda a reduzir o apetite. Seu baixo índice glicêmico favorece o combate da diabetes, pois é das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue;

BERINJELA:

berinjela

É rica em tripsina que inibe o metabolismo das células cancerígenas. É fonte rica de fibras que promovem redução do risco de câncer de cólon;

BATATA DOCE:

batata-doce

Fonte de energia com carboidratos saudáveis que não elevam muito o açúcar no sangue.  Indicada para quem malha e, em porções moderadas, para quem está de dieta;

PALMITO:

palmito

Ótimo para a saúde óssea e para o processo de crescimento das crianças. Atua no sistema imunológico e diminui a retenção de líquidos;

INHAME:

inhame

Rico em vitamina B6, que ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. Reduz o risco de doença cardíaca;

Latest Update: jan 23, 2018