Chegamos ao inverno, uma estação odiada por muitos, adorada por outros tantos, mas que todos os anos, derruba as temperaturas, especialmente aqui em Curitiba e traz com ela várias frutas que amadurecem nessa época do ano.

Confira quais são algumas dessas frutas de inverno e quais os benefícios que elas podem trazer à sua saúde:

Conheça as frutas típicas do inverno. Foto: Shutterstock

Conheça as frutas típicas do inverno. Foto: Shutterstock

Laranjas

Cítricas e muito saborosas, as laranjas são conhecidamente uma grande fonte de Vitamina C e são utilizadas no combate de gripes e resfriados. Mas o que poucos sabem é que não é só no combate a gripe que essa frutinha tropical atua. Ela tem a capacidade de prevenir doenças renais, pois facilita o fluxo de passagem dos líquidos. Tomar suco de laranja frequentemente é uma ótima arma contra as pedras nos rins.

Tangerinas

As tangerinas possuem vários nomes espalhados pelo Brasil: mimosa, mexerica, bergamota, ponkan… essa variedade de nomes também se deu pelo grande número de variações dessa frutinha. Mas independente da forma como seja chamada, a tangerina é uma grande fonte de fibras seus gomos auxiliam na regulação intestinal. Além disso, tal qual a laranja, ela é rica em Vitamina C e auxilia no combate aos resfriados tão comuns nesta estação.

 

Maçãs

As maçãs tem propriedades capazes de  combater o diabetes, diminuir os níveis do LDL, o colesterol ruim, reduzir os riscos de um AVC (acidente vascular cerebral) e ainda auxilia no combate a alguns problemas estomacais, como azia , gastrite e até úlceras! São incríveis, não é mesmo?

Pêra

A pera é uma fruta que, muitas vezes, é ofuscada nos mercados. Talvez seja pelo sucesso da sua “prima”, a maçã, mas não podemos deixa-la de lado pois essa frutinha é capaz de contribuir com grandes benefícios ao nosso organismo. Por exemplo: você sabia que a pêra é uma grande aliada no combate à osteoporose? Outra ótima função dessa fruta é na gravidez, pois ela é uma fruta rica em ácido fólico, um elemento fundamental na formação do bebê ainda no útero da mamãe.

 

Abacaxi

Uma fruta que é a cara dos países tropicais, mas tem seu amadurecimento durante o inverno, o abacaxi é uma fruta cítrica rica em várias vitaminas e minerais, tais como: Vitaminas A, B e C, Zinco, Magnésio, Ferro e Cálcio. Além disso tudo, o abacaxi é pouco calórico, ou seja, não engorda! Uma das principais funções dessa fruta é no fortalecimento dos ossos, pois sua grande fonte de cálcio fortifica e renova o tecido ósseo.

 

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal encarar o frio, correr numa quitandinha e comprar algumas frutas fresquinhas? Sua saúde vai agradecer, com certeza!