Mamoplastia redutora

HomeMamoplastia redutora
Mamoplastia Redutora

Indicação

A realização de cirurgias plásticas das mamas não envolve apenas aspectos estéticos, mas também físicos, como no caso de pacientes que possuem mamas excessivamente grandes e flácidas, onde as mesmas recorrem a mamoplastia de redução dos seios para aliviar o desconforto, as dores nas costas e até mesmo as infecções de pele causadas pelo suor e a formação de sulcos e feridas nos ombros, devidos ao peso exagerado das mamas.

A Mamoplastia Redutora (cirurgia plástica de redução das mamas) tem a função de corrigir os seios exageradamente grandes, flácidos ou ptosados (caídos), que geralmente podem ocorrer após uma gravidez ou grandes emagrecimentos (como no caso de uma cirurgia bariátrica).

Técnica

Na cirurgia de mamoplastia de redução dos seios, o cirurgião plástico irá retirar parte da glândula e de pele excedentes da mama. A intervenção cirúrgica de mamoplastia redutora pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade. Nessa faixa etária, o desenvolvimento das mamas já atingiu o seu estado máximo.

A cirurgia plástica de mamoplastia redutora é uma intervenção plástica relativamente comum e dura em média cerca de duas horas. Entre as técnicas de mamoplastia mais utilizadas para reduzir o volume dos seios está a chamada cirurgia do “T invertido”. Essa técnica de mamoplastia redutora, envolve um corte em volta da aréola, um corte no sulco mamário e um outro que liga os dois primeiros, proporcionando levantamento e redução de mamas excessivamente grandes.

Resultado

O resultado final na mamoplastia, é uma cicatriz cirúrgica cujo formato lembra um “T” invertido. As outras duas técnicas disponíveis são as que deixam cicatrizes nos formatos de “L” e “I”, mas que proporcionam um levantamento das mamas menor que a técnica do “T” invertido,sendo indicadas para mamas com grau de queda menor .

Em todos os casos, o cirurgião plástico deverá tomar o máximo de cuidado para evitar qualquer cicatriz inútil. Após alguns meses, as cicatrizes vão ficando mais discretas, ganhando a forma de linha esbranquiçada. A permanência no hospital é de 8 a 24 horas.

Cuidados

Os cuidados depois da cirurgia de mamoplastia incluem um curativo cirúrgico no local por 1 semana e o uso de um sutiã modelador durante dois meses, que deve ser usado de dia e de noite. A paciente pode retornar as suas atividades cotidianas rapidamente.

No dia seguinte à cirurgia de mamoplastia redutora você já poderá tomar banho sozinha; 5 dias depois é possível digitar no computador e após 10 dias você já esta liberada para sair de casa. Os exercícios físicos serão liberados somente após um mês.